Avançar para o conteúdo

Como retornar voltar para o Windows 10

Já faz alguns meses desde o lançamento do Windows 11, e muitos usuários decidiram atualizar seu sistema operacional. No entanto, é possível que algumas pessoas ainda não estejam acostumadas com as novas interfaces e se arrependam dessa atualização. Além disso, usuários da AMD têm relatado perda de desempenho e microtravamentos após a atualização, embora a AMD tenha confirmado que está trabalhando em uma solução para esses problemas.

Mas não se preocupe! Se você está enfrentando essas dificuldades e deseja voltar para o Windows 10, temos um tutorial simples que pode ajudar nessa reversão.

Como voltar para o Windows 10 a partir do Windows 11

Seguindo esses passos, você poderá retornar ao sistema operacional anterior sem complicações:

1 – Clique no ícone “Iniciar” e selecione as “Configurações”.

2 – Na janela de Configurações, escolha a opção “Recuperação”.

3  – Em seguida, clique em “Retornar” para iniciar o processo de retorno ao Windows 10.

4 – Uma janela será aberta solicitando o motivo do downgrade. Selecione uma opção e clique em “Avançar”. Em seguida, outra janela será exibida oferecendo uma busca por atualizações do Windows 11 para resolver possíveis problemas. Caso não tenha mudado de ideia até esse ponto, clique em “Não, obrigado”.

5 – Na próxima janela, selecione “Voltar para o Windows 10”. A partir daqui, a instalação da versão anterior será iniciada e seguirá normalmente.

E se eu excluí a versão anterior do Windows?

Se você excluiu a versão 10 do Windows após migrar para o Windows 11, o procedimento mencionado acima não funcionará. Nesse caso, será necessário esperar pelo menos 10 dias desde a atualização do seu sistema e seguir os seguintes passos:

  1. Acesse a página oficial da Microsoft e baixe a ferramenta de instalação do Windows 10 através do botão “Baixar a ferramenta agora”.
  2. Após o download, execute o software como administrador e siga as etapas tradicionais de instalação do Windows.
  3. Em algum momento, uma das telas perguntará se você deseja criar uma mídia de instalação ou atualizar o computador que está usando. Escolha “atualizar o PC”.

A partir desse ponto, a instalação do Windows 10 ocorrerá normalmente. Basta aguardar todo o processo acontecer.

Agora você tem todas as informações necessárias para voltar ao Windows 10 caso esteja insatisfeito com o Windows 11. Lembre-se de fazer um backup de seus arquivos importantes antes de realizar qualquer alteração em seu sistema operacional.

Confira também o vídeo abaixo, publicado em 2015 durante a disponibilização da atualização gratuita para o Windows 10, onde você pode acompanhar todo o processo de instalação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *