Avançar para o conteúdo

Melhores Processadores para PC Gamer de 2024

No mundo dos jogos, onde cada frame e cada milissegundo de resposta importam, a escolha do processador é uma decisão crucial. À medida que os jogos evoluem para experiências visuais deslumbrantes e demandam desempenho computacional de ponta, encontrar o processador certo para o seu PC gamer é um passo vital. Como os jogos estão cada vez mais pesados, precisamos de um processador que acompanhe esse avanço.

Dentre as várias opções no mercado de processadores, temos os modelos recomendados para PC gamer. Eles são opções premium, feitos para vários tipos de jogos diferentes, desde os mais complexos e modernos, principalmente os últimos lançamentos do ano, indo até mesmo a modelos criados para jogos Indies e emuladores, com valores mais baixos. Assim fica fácil de escolher o processador que mais será útil ao seu uso.

Porém, sabemos que escolher o melhor processador para PC gamer não é uma tarefa muito fácil. Eles variam em geração de fabricante, quantidade de núcleos, threads, clock e várias outras características. Para ajudar na compreensão sobre o tema, separamos uma lista com as melhores opções e várias dicas para encontrar o processador para PC gamer certo para seu uso. Confira abaixo:

1. Intel Core i9-13900K: O processador mais potente do mercado

O Intel Core i9-13900K é sem dúvidas o melhor processador para PC gamer que temos atualmente em circulação. Da linha de processadores Intel, é o mais recente e o mais potente, sendo feito para quem precisa de alta performance na gameplay. Com ele é fácil rodar qualquer jogo na qualidade Ultra e sem perder nenhum quadro ou esquentar, mesmo o jogo sendo mais pesado.

Com tecnologia Intel Adaptive Boost, Intel Thermal Velocity Boost, Intel Turbo Boost Max Technology 3.0 e PCIe 5.0 e 4.0, suporte DDR5 e DDR4, os processadores Intel Core i9 de 13ª geração são otimizados para games como Cyberpunk 2077, Alan Wake 2 e similares. Assim, se o seu foco for um processador para os últimos lançamentos do mundo dos jogos, pode confiar e ir sem medo nele.

Além disso, o Intel Core i9-13900K é compatível com placas-mãe Intel série 600 e série 700, tendo 24 núcleos e 32 threads. Para quem quer o máximo desempenho, o modelo consegue entregar um clock de até 6.0 GHz, sendo de longe um dos maiores e mais poderosos. É um processador ótimo para jogos, mas também servindo para aqueles que trabalham com edição de vídeo e criação em 3D, lidando fácil com essas tarefas.

2. Ryzen 9 7900X3D: Equilíbrio entre qualidade e desempenho

Para quem busca um processador que equilibra a qualidade e desempenho, o modelo Ryzen 9 7900X3D da AMD é a escolha certa. Ele traz uma potência boa para todos os jogos atuais, conseguindo lidar bem com todos os últimos lançamentos do mundo dos games. Por ser um processador de 7ª geração, você não precisará trocá-lo por outro nos próximos anos, tendo uma vida útil muito maior que outros modelos.

Além disso, é um processador que vem com a tecnologia AMD 3D V-Cache. Essa tecnologia traz 200x de densidade de interconexão comparado ao pacote integrado de chiplet 2D; 15x a densidade de interconexão comparado ao Micro Bump 3D; e 3x a eficiência de energia de interconexão comparado ao Micro Bump 3D. Em outras palavras, a eficiência do Ryzen 9 7900X3D é superior a outros modelos da mesma linha, sendo ótimo para jogos.

Com o Ryzen 9 7900X3D você terá 12 núcleos, 24 threads e uma velocidade que chega em 5.6 GHz no clock. Isso ajuda a poder jogar games variados e a trabalhar usando o mesmo processador, sendo um modelo multiúso para todas as atividades. E para os jogadores que gostam de customização, o 7900X3D é recomendado para se usar com cooler líquido, dando uma cara nova ao setup do PC.

3. AMD Ryzen 7 5700G: Desempenho acessível para todos os jogos

O processador AMD Ryzen 7 5700G é ótimo para os jogadores que não querem um modelo muito caro, ou muito barato. Ele coloca você no campo de batalha rapidamente com os gráficos mais rápidos do mundo em um processador para PC. Jogue os últimos lançamentos de jogos em 1080p suave, sem nenhum travamento, com 8 núcleos, 16 threads, e um clock de até 4.6 Ghz, com 20 MB de cache total e 8 unidades de computação gráfica de até 2.0 Ghz.

Além disso, a grande vantagem é que todos os processadores Ryzen série 5000 vêm com o conjunto completo de tecnologias Ryzen projetadas para elevar o poder de processamento do seu PC, incluindo Precision Boost 2 e Precision Boost Overdrive. Assim, você não precisa ficar preocupado de ter que correr atrás de aplicativos e drivers específicos, já está tudo na tecnologia interna do processador.

A grande vantagem do AMD Ryzen 7 5700G é que, nesse caso, o cooler AMD Wraith Stealth Cooler já vem incluso no pacote. É um modelo de cooler silencioso e discreto, ajudando você a ter o efeito “comprar e usar”. Por não fazer muito barulho, você raramente irá ouvir a ventoinha do processador, ajudando a ter mais imersão durante a gameplay. Também é de fácil instalação, podendo ajustar todas as configurações na BIOS mesmo não sendo um técnico profissional.

Melhores Processadores para PC Gamer de 2024

4. Intel Core i5 11400F: Desempenho acessível para jogadores intermediários

Se você busca por um processador para PC gamer barato, para poder investir dinheiro em outras peças e componentes para o computador, o modelo Intel Core i5 11400F é a escolha certa. Das opções disponíveis, é um dos processadores mais baratos que temos, com um preço que bate de frente até mesmo com os modelos da linha AMD. E mesmo sendo um processador mais barato, é correspondente a linha de 11ª geração, trazendo alto desempenho.

Outra grande vantagem do Intel Core i5 11400F é que, mesmo tendo uma frequência base de 2.6 Ghz, no clock ele consegue chegar em 4.4 Ghz. É o tipo de processador recomendado para uso intermediário, conseguindo lidar com todos os jogos, mas nem sempre na qualidade gráfica Ultra. Ainda assim, ele é compatível com todos os games atuais, não precisando se preocupar se o jogo irá abrir ou não.

Além disso, mesmo sendo um processador mais barato, o 11400F já vem com a tecnologia Intel OS Guard. Essa tecnologia funciona com um mecanismo que a Intel classifica como “sandbox inversa”. Ao invés de isolar aplicações e códigos maliciosos no processador, o OS Guard isola aplicações específicas, que contenham seus dados privados, tornando o acesso a essas informações difíceis de conseguir por potenciais invasores.

Conclusão Melhores Processadores para PC Gamer de 2024

Escolher o melhor processador para PC gamer pode ser uma tarefa desafiadora, mas seguindo as dicas acima e analisando cuidadosamente as especificações técnicas de cada modelo, você encontrará aquele que melhor se adequa às suas necessidades e orçamento. Lembre-se de considerar fatores como geração, frequência, quantidade de núcleos e threads, além da compatibilidade com a placa-mãe. Com o processador certo, você poderá desfrutar de uma experiência de jogo imersiva e de alto desempenho.

Agora que você tem todas as informações necessárias, escolha o processador que melhor atende às suas demandas e eleve o seu PC gamer para um novo patamar de desempenho. Prepare-se para mergulhar em mundos virtuais incríveis e aproveitar ao máximo seus jogos favoritos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *